Parceiros:

Parceiros:
Rai Web Design

sábado, 2 de junho de 2012

Notícias

Pães já estão mais caros em todo o País



O que era apenas uma possibilidade acabou se confirmando ontem: o brasileiro terá que pagar mais caro pelo pão. De acordo com uma nota divulgada pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), por conta da valorização do dólar e um consequente reajuste na farinha de trigo, o pão teve aumento médio de 5%, que inclusive já entrou em vigor em algumas regiões do País.

No Ceará, o repasse para o consumidor em algumas panificadoras pode chegar a 7%, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan), Lauro Martins. "Os preços variam de acordo com cada estabelecimento, mas acredito que o incremento ficará entre 5% e 7%", explica.

Farinha de trigo
De acordo com a Abip, por já estarem pagando um valor maior pela farinha de trigo, as panificadoras não tiveram como segurar os preços dos pães. "As padarias são forçadas a repassar pelo menos parte da alta dos preços da farinha, que já estão sendo praticados para produção. Na semana passada por exemplo, moinhos da região Nordeste já anunciaram reajustes de 10% a 12% sobre os preços da farinha de trigo", disse o presidente da Abip, Alexandre Pereira.

Conforme cálculos da indústria moageira, com a alta do dólar, o preço da tonelada do trigo importado sofreu uma elevação de quase US$ 40,00.

Alexandre Pereira avisa ainda que o impacto da alta não será maior graças à prorrogação da isenção do PIS-Cofins, que incidia sobre produtos derivados de trigo, determinada pelo governo federal. O Brasil importa cerca de 50% do trigo em grão necessário para moagem.

fontes: DN .

Nenhum comentário:

Postar um comentário