Onze açudes cearenses apresentam 90% de sua capacidade hídrica
A Cogerh faz o monitoramento de 138 açudes cearenses, em parceria com o Dnocs.
Apesar da estiagem que afeta alguns municípios cearenses, 11 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apresentam volume acima de 90 por cento.
Os reservatórios são os seguintes: Gavião (Pacatuba), Tijuquinha (Baturité), Quandu (Itapipoca), Orós, no município de Orós; Trussu (Iguatu), Olho D´água (Várzea Alegre), Rosário (Lavras da Mangabeira), Tatajuba (Icó), Ubaldinho (Cedro), Valério (Altaneira), e Muquém, no município de Cariús.
Outros nove açudes apresentam volume acima de 80%, dentre eles: Cachoeira, no município de Aurora; Quixeramobim, no município de Quixeramobim; Diamanete, no município de Coreaú; e Aracoiaba, no município do mesmo nome.
Vinte e cinco açudes apresentam volume abaixo de 30%, dentre os quais: Pirabibu, no município de Quixeramobim; Cupim, reservatório do município de Independência; São Domingos, na cidade de Caridade; Várzea do Boi, reservatório localizado no município de Tauá; Madeiro, no município de Pereiro; e Jenipapeiro II, localizado no município de Baixio.
De acordo com os técnicos da Cogerh, apesar de alguns reservatórios merecerem um monitoramento mais atento, a situação dos açudes monitorados pela Companhia e os investimentos em infraestrutura hídrica realizados nos últimos anos, garantem a segurança hídrica necessária ao consumo humano, industrial e outros usos.
Fontes: CA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário