Parceiros:

Parceiros:
Rai Web Design

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Notícias

Rio +20, Batedor que escoltava comitiva sofre acidente







Um batedor do Exército que escoltava uma comitiva sofreu um grave acidente por volta das 12h30 desta segunda-feira (11), na avenida Atlântica, altura da Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, na zona sul do Rio.
A comitiva levaria autoridades que vão participar da Rio+20.Identificado pelo capacete como tenente Vinícius, o militar perdeu o controle da moto Harley  Davidson do Batalhão de Guarda do Exército, subiu a calçada central que divide as pistas e foi arremessado ao chão.
A ambulância do Samu que também fazia parte da comitiva prestou socorro ao militar, que tinha ferimentos no rosto e sangramento na cabeça.
O acidente atraiu a atenção dos curiosos. Testemunhas contaram que o militar fez um movimento com a moto, como se quisesse desviar de algum obstáculo. Outras pessoas disseram que ele recebeu uma fechada de um dos carros da comitiva.
Pela orla de Copacabana, onde há uma grande quantidade de hotéis, militares do Exército já patrulham a região, com homens armados de fuzis e armamento não letal, além de jipes.
Veja mais Fotos...


A comitiva levaria autoridades que vão participar da Rio+20. Identificado pelo capacete como tenente Vinícius, o militar perdeu o controle da moto Harley  Davidson do Batalhão de Guarda do Exército, subiu a calçada central que divide as pistas e foi arremessado ao chão

A ambulância do Samu que também fazia parte da comitiva prestou socorro ao militar, que tinha ferimentos no rosto e sangramento na cabeça


O acidente atraiu a atenção dos curiosos. Testemunhas contaram que o militar fez um movimento com a moto, como se quisesse desviar de algum obstáculo. Outras pessoas disseram que ele recebeu uma fechada de um dos carros da comitiva


Pela orla de Copacabana, onde há uma grande quantidade de hotéis, militares do Exército já patrulham a região, com homens armados de fuzis e armamento não letal, além de jipes.


Fontes: R7.

Notícias

Salvamento de Afogados, Bombeiros realizam uma simulação

Corpo de Bombeiros reconhece a carência de guarda-vidas, mas se mostra preparado para atuar em afogamentos
O período de férias se aproxima e a expectativa é de praias lotadas de banhistas para aproveitar o tempo livre. O público acentuado à beira-mar em busca de lazer faz o turismo emergir no Ceará, mas trás à tona a preocupação com os afogamentos.


Com a simulação de afogamentos múltiplos e resgates, os bombeiros mostraram aos banhistas que estão preparados para alta estação Foto: Kid Júnior

Nos cinco primeiros meses do ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) realizou 250 resgates com vida somente na Praia do Futuro, considerada o ponto mais crítico no litoral cearense no tocante a afogamentos. Com a chegada das férias e mais gente na praia, a tendência é de aumento dos casos.

Atento ao quadro que se prenuncia, o Corpo de Bombeiros do Ceará mostra que está preparado para prestar um bom atendimento às possíveis vítimas, além de desenvolver um trabalho preventivo junto aos banhistas. Foi o que se pôde perceber, na manhã de ontem, na Praia do Futuro, junto à foz do Rio Cocó.

No local, a corporação realizou um simulado de salvamento aquático, aproveitando a maré alta. A ação socioeducativa e de treinamento fez parte da 48ª Semana de Prevenção, realizada anualmente pelo CBM-CE, e lembrou, ainda, o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado a cada 2 de julho.

No simulado, foi empregado um efetivo de 40 guarda-vidas, uma variedade de material operacional e as viaturas Auto Serviço de Praia (Troller), moto aquática com prancha de salvamento (Sled), bote de salvamento inflável e uma ambulância.

A situação hipotética envolveu um barco que faz a travessia do Caça-e-Pesca para a Sabiaguaba, transportando até 15 passageiros. Foi simulado um princípio de incêndio no motor, com liberação de fumaça, o que levou os "passageiros" a se lançarem na água, ocorrendo um afogamento múltiplo. Os bombeiros participantes, comandados pelo Major Cláudio Barreto, comandante do Quartel do Mucuripe, realizaram, então, o "salvamento" e prestaram os primeiros socorros às "vítimas". Atentos à simulação, os banhistas aplaudiram a ação socioeducativa dos bombeiros, que envolveu também a distribuição de material informativo sobre prevenção de afogamentos e pulseiras de identificação para as crianças.

Presença
Para o período de férias, o Corpo de Bombeiros do Ceará pretende aumentar o efetivo nas praias em torno de 50%, passando a contar com 14 postos fixos e um móvel somente na Praia do Futuro. Outros pontos da orla cearense que também terão maior o fluxo de visitantes em julho, como Icaraí, Cumbuco e Canoa Quebrada, igualmente devem ser beneficiados com um maior número de guardas-vidas durante toda a alta temporada.

O supervisor do Núcleo de Bombeiros Metropolitanos, tenente-coronel Marcelo Cordeiro, destacou a capacitação dos guardas-vidas cearenses, mas reconheceu a carência de profissionais. São apenas 140 integrados à corporação para atuar nos mais de 500 quilômetros de litoral do Ceará, o que aponta para a necessidade urgente de realização concurso público para ampliação do efetivo. Levantamento do CBM-CE aponta que 90% dos casos de afogamento envolvem pessoas alcoolizadas e acontecem em locais que não contam com a presença de guarda-vidas.



Fontes: DN.

Saúde

No Ceará, Aumentam diagnósticos de leucemia em crianças

Na Associação Peter Pan, 2.019 crianças com câncer são atendidas e acompanhadas por voluntários
Anemia, febre constante, manchas rochas pelo corpo, apatia e falta de apetite. Esses são alguns dos sintomas da leucemia, o câncer mais comum entre crianças. Em Fortaleza, no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), são atendidas, diariamente, no ambulatório, cerca de 70 meninos e meninas. Destes, segundo a coordenadora da unidade, a oncologista Selma Lessa, quase 30% são portadores de leucemia.


Unidade especializada em câncer facilita o diagnóstico e aumenta o número de crianças em tratamento na Capital Fotos: Viviane Pinheiro

Conforme ela, apesar da impressão de que o número de casos aumentou, devido à grande quantidade de crianças doentes, no Ceará, não há uma estatística que comprove esse crescimento. De acordo com a oncologista pediátrica, o que está acontecendo é um diagnóstico precoce mais efetivo e rápido. "Depois da inauguração da unidade, em outubro de 2010, e da campanha feita entre profissionais de saúde nos postos e hospitais, a leucemia está sendo diagnosticada com maior rapidez", diz.

E, segundo Selma Lessa, a consequência benéfica dessa realidade é que pelo menos 70% das crianças que desenvolvem a doença conseguem a cura. "A qualquer sintoma de febre dores nas pernas, nos braços e manchas rochas, o indicado é realizar um hemograma com urgência. É esse exame que pode tirar a dúvida dos pais", ressalta.

Ela explica, ainda, que o primeiro sinal de diagnóstico positivo é a existência de células malignas chamadas blastos. O próximo passo, é realização do mielograma, exame para avaliação da medula óssea, que comprova se a criança tem de fato leucemia.

A oncologista pediátrica e coordenadora do laboratório de diagnóstico precoce do CPC, Nádia Trompieri, partilha da mesma opinião da médica Selma Lessa e afirma que, nos dois últimos anos depois da criação da unidade, na Capital, houve um significativo aumento no número de diagnósticos. Segundo ela, o laboratório atende cerca de dez crianças por dia, com suspeita de câncer. "Antes, muitas crianças portavam a doença e não sabiam. Agora, com o atendimento do laboratório de diagnóstico precoce, as campanhas e as capacitações dos profissionais de saúde no Estado é mais fácil identificar", ressalta a médica.

Nádia destaca ainda que são realizados pelo menos dez cursos por ano, em Fortaleza, com profissionais que atuam em postos de saúde e hospitais para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. Essa realidade, segundo ela, também tem colaborado para o acréscimo da demanda. "Mães e pais estão procurando cada vez mais as emergências hospitalares em busca de respostas", diz.

Peter Pan
A Associação Peter Pan (APP) em Fortaleza, é também uma das principais facilitadoras para o tratamento de sucesso entre as crianças com todos os tipos de câncer, principalmente Leucemia, que segundo Olga Maia, presidente da entidade, é o câncer mais frequente nas crianças atendidas. Conforme ela, atualmente, 2.019 crianças são acompanhadas na Associação.

Olga afirma que apesar do crescente número de crianças diagnosticadas com câncer, não há filas de espera para o tratamento, pois tanto a Associação quanto o Centro Pediátrico do Câncer atendem toda a demanda. "Prezamos pelo atendimento humanizado, para isso contamos coma a colaboração de 22 instituições que fornecem alimentos, medicamentos amor, além de médicos e pais voluntários", ressalta Olga.

Mães realizam ato em prol da doação
O pequeno Abner faleceu em agosto do ano passado, aos cinco anos de idade, em decorrência da leucemia. A mãe dele, a dona de casa Ana Cristina Almeida, explica que o diagnóstico da doença foi feito quando o filho ainda tinha dois anos, mas, após três anos de tratamento, ele precisou de um transplante de medula óssea. Infelizmente, depois de muitas campanhas e tentativas de medulas compatíveis à de Abner, o menino não suportou mais a espera e faleceu.


Dezenas de crianças, pais e adeptos ao movimento estiveram reunidos na Praça 13 de Maio, na tarde de ontem, para enfatizar a importância dos doadores
Isso acontece porque segundo a assistente social do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Alexandra Morais, as chances de encontrar um doador compatível é uma para 100 mil. Portanto, conforme ela, há necessidade de um grande número de voluntários cadastrados. No Ceará, segundo o Hemoce, até o momento, existem cerca de 107 mil cadastros. O que, conforme Alexandra, ainda não é suficiente.

Diante de toda essa dificuldade e em homenagem às crianças que como Abner e Luiza Ramos, falecida no último mês de maio, ambos portadores de leucemia, dezenas de mães se reuniram na tarde de ontem, na Praça 13 de maio, em prol da doação.

Na ocasião, funcionários do Hemoce cadastraram voluntários para doação de medula óssea, panfletos foram distribuídos e a tarde terminou com uma linda e emocionante chuva de pétalas jogadas de um helicóptero em cima da praça.

De acordo com Manuela Ramos, mãe da pequena Luiza, o objetivo do movimento é atrair a atenção da sociedade para a doação de medula óssea.


Fontes: DN.

Notícias

Feriadão, Acidentes diminuem 25% nas rodovias



A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) do Ceará registrou, das 18h dessa quarta-feira até as 20h de ontem, 40 acidentes, com 22 feridos e seis mortos. Em relação a igual período do ano passado, houve decréscimo de 25% no número de acidentes, considerando que, em 2011, foram contabilizados 54.

A quantidade de mortos e feridos também diminuiu 33% e 48%, respectivamente. No ano passado, segundo a PRE, foram 43 feridos e nove mortos.

Os números deste ano podem estar ligados a uma maior fiscalização. Em 2011, por exemplo, foram contabilizados 53 testes de bafômetro, mas, neste feriadão de Corpus Christi, 147 procedimentos foram realizados nas rodovias estaduais, o que representa um crescimento de 177% na fiscalização. Nenhum dos acidentes registrados nesse feriado aconteceu em decorrência de embriaguez.

Neste ano, as mortes aconteceram nas cidades de Tianguá, Quixadá, Paracuru, Paraipaba e Pentecoste. Neste último município, duas pessoas morreram (o condutor e o passageiro de uma motocicleta) após a colisão com um carro no Km 30 da CE-341. Das seis mortes registradas nesse feriado, de acordo com a PRE, três foram motociclistas. Já dos 40 feridos, 11 estavam em motocicletas.


Fontes: DN.

Cidades

Explosão de cano causa destruição em Barroso-CE


Moradores da Avenida Castelo de Castro, no Barroso, viveram momentos de pânico, na madrugada deste domingo, devido à explosão de uma tubulação subterrânea da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), causando alagamento e destruição nas residências próximas. Por conta do ocorrido, a zona Leste de Fortaleza ficou sem o abastecimento de água durante todo o dia. Uma enorme cratera se abriu e um dos sentidos da via teve que ser interditada. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) estiveram no local para controlar o trânsito.


Ao todo, 15 imóveis foram danificados com o incidente. Uma casa e uma loja de estofados desabaram

Segundo os moradores, por volta de 1 hora da manhã todos se assustaram ao ouvir um estrondo e, ao se levantarem, se depararam com as casas tomadas pela água. Pela manhã, o cenário de lama e destruição lembrava as consequências de uma grande enchente. Imóveis com muros rachados, cômodos completamente destruídos, móveis e eletrodomésticos estragados, e lama por toda a parte.

O sentimento era de milagre por ninguém ter morrido. A dona de casa Socorro Carvalho, 38, estava com o marido e a filha bebê no mesmo cômodo quando ocorreu o acidente. Do local onde eles estavam, restou um pouco mais do que o espaço onde ficava a cama onde dormiam. O banheiro e o quarto da filha mais velha, que não estava em casa, foram levados pela força da água. “Pensei que todo mundo ia morrer”, desabafou. Televisão, sofá, fogão, e guarda-roupa estão entre os itens perdidos. 

A situação da recicladora Selma Araújo foi ainda pior. A casa onde vivia com o marido e os sete filhos foi completamente levada pela água. “A casa desabou 10 minutos após nossa saída. Não tenho mais nada e nem lugar para ir. Quero uma indenização”, disse. A recicladora ressaltou que essa pode ter sido uma tragédia anunciada, pois há uma semana os moradores perceberam um vazamento de água na rua, mas, segundo ela, apesar dos contatos com a Cagece, nenhuma providência foi tomada.

Uma loja de conserto de estofados, que ficava vizinho à casa de Selma também foi arrastada. Do local restou apenas um amontoado de entulhos, onde o comerciante Orlando Moreira, 44, tentava salvar alguma peça. “Essa era nossa forma de sustento. Teremos que começar tudo de novo”, disse sua esposa, a dona de casa Helena Fidélis, 33.

Se por um lado havia muita tristeza e desolamento, por outro se via muita diversão. O buraco se transformou em uma enorme piscina, atraindo crianças e adultos, que aproveitaram para se refrescar. Em virtude da falta de água, moradores da região e de bairros vizinhos, munidos de baldes, galões e garrafas lotavam o lugar em busca da água que jorrava por um dos canos expostos. As equipes da Cagece e da Defesa Civil tiveram dificuldades para iniciar os trabalhos, o que só foi possível após a chegada da Polícia Militar, que dispersou a multidão.

Segundo o engenheiro operacional da Cagece, Tibúrcio Valeriano, a explosão ocorreu em uma tubulação de ferro fundido de 1.200 milímetros, que abastece a zona leste da Capital. A causa pode ter sido o desgaste do equipamento, mas a confirmação será possível apenas após análise. O engenheiro explicou, ainda, que o abastecimento de água precisou ser cortado até o término dos reparos, que podem durar 24 horas.


Fontes: DN.

Cidades

Festa de Santo Antônio, Barbalha recebe 350 mil devotos

Programação religiosa e cultural atrai público cada vez mais crescente para a cidade durante sua festa do padroeiro
Barbalha. Será encerrada nesta quarta-feira, com grande procissão pelas principais ruas do Centro deste Município, a tradicional festa de Santo Antônio de Barbalha. Serão milhares fiéis reverenciando o santo casamenteiro. Segundo os organizadores, em 11 dias cerca de 350 mil pessoas passaram pela cidade. A festa está em processo de tombamento pelo Instituo Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo considerada como um dos principais aspectos da manifestação popular, incluindo o carregamento do pau da bandeira e o cortejo dos grupos de tradição.

A Festa de Barbalha abre o calendário das festas juninas da região, que segue com grandes eventos como o Juaforró, em Juazeiro do Norte; a ExpoCrato, e a festa de São Pedro, na cidade de Caririaçu.

Todos os dias têm sido realizadas na terra de Santo Antônio pequenas procissões, nos noitários em louvor do padroeiro. Esta é a 302ª edição dos festejos. A festa faz uma homenagem a Luiz Gonzaga, pelo centenário de nascimento do Rei do Baião.

Objetivo
Segundo o pároco da Matriz do padroeiro da cidade, Cícero Alencar Ferreira, o principal objetivo este ano, com a motivação que representa a festa, é realizar uma preparação para celebrar o ano da fé, reafirmando o compromisso de católicos como testemunhas do Cristo Ressuscitado. O pároco cita todos os festejos que vem sendo realizados nas proximidades da igreja, com as quermesses iniciadas desde o último sábado.

Mesmo sendo aberta oficialmente com o carregamento do pau da bandeira, que transcorreu no dia 3 passado, a festa contou no sábado anterior à abertura com a Noite das Solteironas, que passa a ser um dos atrativos da festa. Este ano, houve muitas reclamações, principalmente por parte dos turistas, da demora no hasteamento da bandeira de Santo Antônio, que é a grande atração do dia, que só veio a acontecer por volta das 11h30 da noite.

Foram quase 12 horas de trajeto do cortejo do pau da bandeira, vindo do Sítio São Joaquim até o Centro da cidade. Mesmo sendo transportado por 200 carregadores, este ano o jacarandá de 2,5 toneladas e de 23 metros chegou à frente da Matriz de Santo Antônio guinchado, mesmo que por poucos metros.

Resistência
Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, que há 12 anos comanda o cortejo, essa foi a primeira vez que aconteceu o transporte de um tronco desse tipo de árvore e não se tinha uma garantia da resistência da madeira, que durante o percurso é jogada ao chão continuamente por conta do peso. O pau de bandeira chegou a rachar, mas não comprometeu o seu objetivo final, de estar fincando de frente à igreja com a bandeira do santo.

Os noitários são realizados para várias categorias profissionais da cidade e empresas, em diferentes localidades. No dia da procissão, a mobilização acontece a partir das 15 horas, com a chegada das imagens do padroeiro das capelas de todo o Município.

Às 16 horas, o cortejo sai pelas principais ruas do centro histórico de Barbalha.

Segundo o secretário de Cultura da cidade, Antônio Luna, a mobilização em torno da festa acontece até o último dia, com turistas pelos vários pontos da cidade, principalmente à noite, com os shows no Parque da Cidade. Na última sexta-feira, foi realizada uma terreirada com os grupos folclóricos e shows. Ele destaca as homenagens que foram feitas durante este ano.

De acordo com Luna, o Iphan ainda está programando uma exposição permanente com a história de Barbalha, inserindo os seus principais atrativos nos festejos, que é o pau da bandeira e os grupos de tradição.

MAIS INFORMAÇÕES: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE BARBALHA, RUA DA MATRIZ 25, CENTRO, REGIÃO DO CARIRI - TELEFONE : (88) 3532.1708



Fontes:DN.

Cidades

MP-CE requer afastamento de prefeito, vice e dois secretários de Cedro

O MP-CE constatou irregularidades na contratação de empresa para realização do evento Chitão de Cedro, edição 2011.
Por: Roberta Farias
Em virtude de irregularidades na contratação de empresa para realização do evento Chitão de Cedro, edição 2011, o Ministério Público do Ceará ajuizou uma Ação Civil Pública de Responsabilidade por Ato de Improbidade Administrativa contra o prefeito João Viana de Araújo, o vice José Arnóbio Ferreira de Araújo, e dois secretários do Município de Cedro.
Conforme os autos, ajuizados por meio dos promotores de justiça Leydomar Nunes Pereira, Aureliano Rebouças Júnior, Francisco das Chagas da Silva, Luciano Tonet, Alexandre Paschoal Konstantinou e Gustavo Camacho Meira, o MP-CE requer o afastamento do cargo e/ou função pública dos promovidos.
A irregularidade deu início na contratação de determinada empresa pelo município, a qual intermediaria a negociação com atrações musicais. Ao todo, foram investidos R$ 167 mil, gastos na realização do evento. Após investigações, o MP-CE – através dos promotores – verificaram a existência de fraude no processo licitatório.
De acordo com a irregularidade, o fato possibilitou a apropriação indevida do dinheiro público, no qual foi constatado que parte do dinheiro destinado ao pagamento das atrações artísticas havia sido desviada para uma conta bancária do prefeito de Cedro, da primeira dama, bem como de outros partícipes.
Na conclusão, o Ministério Publico ajuizou a ação com o fim de buscar o ressarcimento integral do dano patrimonial causado a administração municipal, no total de R$ 167.000,00, além de condenar os promovidos à perda do cargo, função ou mandato, à suspensão dos direitos políticos pelo período de oito a dez anos, o pagamento de multa civil e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Fontes: Ceará Agora.

Polícia

Número de acidentes nas estradas do Ceará cresce 12% no feriadão de Corpus Christi em 2012


As Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) liberaram o balanço do feriadão de Corpus Christi nas estradas cearenses, onde contabilizam a quantidade de acidentes, feridos e mortos de quarta-feira (06) até esta segunda (11). Somadas as estatísticas dos dois órgãos, chega-se ao número de 102 acidentes com 60 pessoas feridas e 11 mortos nas BRs e CEs que cortam o Ceará. No total, houve crescimento de 12% na quantidade de acidentes, já que, em 2011, foram 91 ocorrências, com 47 feridos e 13 vítimas.
Nas rodovias federais, a PRF registrou ao todo, de 0h da última quarta-feira (06) até 0h desta segunda-feira (11), 62 acidentes com 38 feridos e cinco mortos. O dia mais violento foi o último domingo (10), quando 20 acidentes deixaram 17 feridos e dois mortos.
Já nas rodovias estaduais, de quinta-feira (07) até as 22h de domingo (10), foram registrados 40 acidentes, resultando em 22 pessoas feridas e seis mortas. De acordo com a PRE, estes números foram menores que os de 2011. Em 2012, o número de acidentes foi 25% menor e o número de mortes foi reduzido em 33%. Há um ano haviam sido registrados nas CEs 54 acidentes que deixaram 43 feridos e 9 mortos.

Fontes: DN.


Notícias

Trem sustentável muda rotina de moradores no sertão do Cariri


O professor de informática Allan Diego Batista tinha o hábito de viajar diariamente de motocicleta entre duas cidades do interior cearense. Há dois meses, passou a usar um meio de transporte menos poluente, que retirou o equivalente a seis ônibus das ruas.
Ele passou a ser usuário do Metrô do Cariri, o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da região. “Deixei de trafegar em uma rodovia perigosa (CE-292), de correr riscos com acidentes e com o trânsito, além de ter mais conforto”, conta Batista.
O VLT do Cariri funciona há mais de dois anos transportando por uma antiga linha férrea cerca de 1.400 usuários por dia. Ele percorre nove estações ao longo de 13,6 quilômetros em 40 minutos e liga as cidades do Crato e de Juazeiro do Norte, principais centros urbanos da região do Cariri.
“A emissão de gases é muito menor. O modelo utilizado no Cariri tira seis ônibus bem mais poluentes das ruas. É considerado um veículo bem seguro, confortável e mais rápido”, explica o engenheiro mecânico e diretor de operações da empresa responsável pelo VLT do Cariri, o Metrô de Fortaleza (Metrofor), Plínio Saboia.
Soluções mais sustentáveis para as cidades, inclusive dos seus sistemas de transporte, são um dos temas a serem debatidos na Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece este mês no Rio de Janeiro.
O trânsito entre os moradores das duas cidades seja para trabalhar, estudar ou comprar é histórico e, antes, o transporte público era feito por uma linha de ônibus intermunicipal e vans. Saboia considera o VLT uma evolução dos antigos bondes elétricos. “Em outros países, os bondes foram se aperfeiçoando até chegar ao modelo de VLT. No Brasil, deixou de ser utilizado, e cada pessoa passou a ser locomover no seu carro”, compara.
Os professores Allan e Fabiana conseguem economizar  (Foto: Allan Diego Batista/Arquivo pessoal)
Foto: Reprodução
Os professores Allan e Fabiana conseguem economizar com o bilhete do VLT a R$ 1, mas o veículo ainda é subutilizado pelos moradores, segundo a empresa responsável. (Foto: Allan Diego Batista/Arquivo pessoal)
“Acho que o VLT ainda vai crescer muito pelo Brasil. É um transporte barato, polui menos que outros transportes, é mais rápido e confortável”, diz Geovane Araújo, um dos operadores do VLT. A implantação do metrô gerou, aproximadamente, 160 empregos diretos na região.
‘Made in Ceará’
Foto: Reprodução
O pioneirismo cearense em “resgatar o bonde” chamou a atenção de outras cidades brasileiras, como Recife, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro e Macaé. As empresas e governos interessados no modelo viajam ao Ceará para conhecer a fábrica, o trem e as estruturas das estações. Os três veículos, com duas composições cada, foram montados pela empresa Bom Sinal, no município de Barbalha, a 28 quilômetros de Juazeiro do Norte.
 As peças de tração dos trens são importadas da Alemanha, mas a integração das partes e dos sistemas é toda feita no Ceará. “O VLT é 80% feito no Ceará, é uma tecnologia nacional”, afirma o diretor de operações do Metrofor.
A linha férrea usada para o transporte de cargas da linha Transnordestina foi remodelada para receber o novo veículo e a prioridade no trecho tornou-se a locomoção de passageiros.
Os engenheiros decidiram utilizar o modelo com motor movido a diesel, em vez do elétrico, pelo fato de os custos serem mais baixos. Segundo o governo do estado, o valor total da implantação foi de R$ 25 milhões.
Economia 
Os benefícios da chegada do VLT, com uma passagem no valor de R$ 1, são logo sentidos no bolso e no tempo dos usuários. “Gastava mais de R$ 85 de gasolina e, hoje, não chego a gastar nem R$ 60 por mês indo trabalhar”, diz Allan Batista. A colega de trabalho do professor e usuária do VLT, Fabiana de Alencar, também poupou quando substituiu o ônibus pelo trem e ganhou qualidade de vida.
“É climatizado, mais seguro e não é lotado como os ônibus. Em dez minutos, chegamos à escola. A gente percebe também a mudança para os estudantes. O trem facilitou muito a vida deles, que sempre precisam fazer uma atividade extra e não dependem mais de ônibus e da insegurança”, relata a professora de língua estrangeira e empreendedorismo.
“Além de remodelar os trilhos, o entorno também passou por melhorias. Nesse percurso do trem, foram instalados escolas, supermercados e restaurantes”, diz a diretora do Metrô do Cariri, Dina Moreira. A Escola Estadual de Educação Profissional Raimundo Saraiva Coelho, onde os dois professores trabalham, foi inaugurada em agosto de 2011, ao lado da passagem do VLT.
Subutilizado
Mesmo com as mudanças nas rotinas de Allan, Fabiana, e de muitos estudantes, o metrô do Cariri ainda é subutilizado. A meta do Metrofor é que de 2.500 a 3.000 pessoas sejam beneficiadas diariamente com o trem. Por ter reaproveitado o caminho da linha férrea construída há mais de 50 anos, o VLT não passa pelas áreas centrais das cidades. Para chegar às estações, a maioria dos usuários precisa tomar um ônibus, pagando duas passagens.
O Metrofor informou que estuda um projeto de integração no metrô da região. “Quando os transportes estão interligados, há um aproveitamento bem melhor”, afirma o diretor Plínio Saboia. Segundo o governo estadual, não há previsão para a integração se concretizar entre Juazeiro e Crato.
Além da falta de integração, as viagens de metrô estão mais difíceis por causa da demora de uma viagem para outra. A espera média de um usuário, que deveria ser de 40 minutos, agora é de uma hora e vinte minutos, porque apenas um trem está em atividade. Dois veículos foram danificados em colisões com automóveis e estão parados para reformas. O Metrô do Cariri funciona com três veículos, dois em atividade e um sobressalente. Segundo a diretora Dina Moreira, a situação deve ser normalizada ainda em junho.

Fontes: Rinaldo Freitas.com