Parceiros:

Parceiros:
Rai Web Design

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Esportes

FINAL DO CAMPEONATO DE FUTSAL DE CARIRIAÇU É ADIADO.


Foto: Reprodução.


A final do campeonato de futsal de Caririaçu foi adiado por conta de falta de energia,ainda não há previsão para quando será o jogo entre Boca Junior´s vs Mirajão, o jogo era para acontecer nessa última Terça-feira (12) na quadra Vilaecio Alves Clementino na cidade de Caririaçu.




REPÓRTER 
Marcos Rochel


Fontes: Caririaçu.com

Caririaçu

CARIRIAÇU-CE- Homem que sofreu uma facada no olho já está de volta as suas atividades.


Iranildo Pereira dos Santos de 29 anos

A pouco menos de dois meses o site rinaldofreitas.com postou uma materia sobre uma tentativa de homicidio contra Iranildo Pereira dos Santos de 29 anos de idade.

 Na época ele foi alvejado com uma facada no olho direito.Muitos acreditavam que o mesmo não resistiria ao grave ferimento, mas como ele foi socorrido a tempo para o hospital de Caririaçu e transferido de imediato para o hospital regional do Cariri em Juazeiro depois foi internado no hospital santo Antonio de Barbalha onde passou cinco dias internado na UTI daquele hospital. Ele conseguiu se recuperar e hoje emcontramos o Iranildo ja trabalhando nas ruas da cidade vendendo pastéis porta a porta.

 Coverssamos com iranildo e ele nos disse que é casado tem uma filha de apenas 3 meses e o unico recurço que tem é o que ganha com a venda de pastéis.

 Com relação a sua saude, ele dissa que não echerga com o olho atingido pela faca e que para voltar a enchergar é preciso fazer uma cirurgia que custa cerca de dois mil reais e ele espera conseguir com a ajuda da população pois não tem a minima condição de custiar o tratamento, mas que gostaria muito de voltar a ter a sua visão normal.

 Perguntado se o mesmo sabia quem teria tentado contra sua vida, Iranildo disse que sim, mas não quis revelar o nome, disse ainda que não penssa em vingansa pois espera a justiça de Deus e que o mais importante para ele é cuidar da sua família.


Iranildo Pereira dos Santos de 29 anos

Iranildo Pereira dos Santos de 29 anos





Por: Mano Cavalcante
Foto: Mano Cavalcante
Fontes: Rinaldo Freitas.com


Projeto investirá US$ 300 mi no Ceará


Crato A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) divulgou, na manhã de ontem, nesta cidade, quais são as ofertas de projetos de desenvolvimento sustentável que está disponibilizando aos 28 municípios do Cariri. As ações serão implementadas até o ano de 2014. Todas elas já haviam sido analisadas desde o ano passado, quando foram elaborados o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Plano de Desenvolvimento Rural do Estado. Agora, o Governo dirá quais são os recursos que dispõe para executar as metas e estabelecer datas para o início das ações.

Até o fim deste mês, a SDA pretende implantar o projeto São José III que deverá universalizar o acesso a água às famílias que residem no meio rural. Inicialmente, serão beneficiadas apenas as comunidades com mais de 50 famílias. Ao todo, serão investidos cerca de US$ 300 milhões no Ceará, para o abastecimento de água e idealização de projetos produtivos. Essas ações estão inseridas no Pacto de Combate a Seca, que foi firmado entre os Governos Federal e Estadual. A execução do projeto dependerá somente da formalização dos acordos de empréstimos. Logo em seguida serão abertos os editais de chamamento público para a seleção das demandas de cada um dos territórios. O São José III irá atuar em todos os Municípios do Ceará, exceto Fortaleza.


Atualmente, os projetos de maior necessidade são os de abastecimento de água. Para atender a essa urgência, está sendo executado o projeto Cisternas de Placas, sendo construídos mais de 8 mil depósitos de água no Estado FOTO: ALEX PIMENTEL

Para apresentar os projetos que atendem as demandas do Plano Territorial do Desenvolvimento Sustentável e discutir o papel do colegiado na implementação e das ações, a SDA convocou agricultores, secretários de Agricultura dos Municípios, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, associações, além de instituições como a Federação dos/as Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Ematerce e Instituto Agropolos. O objetivo principal foi que todos os 28 municípios do Cariri apresentassem suas necessidades na implementação de políticas de desenvolvimento sustentável e de enfrentamento ao período de estiagem.

Atualmente, os projetos de maior necessidade são os de abastecimento de água. Para atender a essa urgência, já está sendo executado o projeto Cisternas de Placas, por meio dele estão sendo construídos mais de 8 mil depósitos de água em todo o Estado. No beneficiamento das famílias que residem na zona rural e que estão sofrendo com os efeitos da estiagem, o Estado ainda irá implantar o projeto Quintais Produtivos, que deverá irrigar as plantações de pequenos pomares de frutas e hortaliças, por em prática o Pacto Federativo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que tem a função de universalizar a assistência técnica para os agricultores de base familiar no território e ainda contemplá-los com a regularização fundiária, que irá titular as terras.

Título
No Cariri, 90% dos proprietários não têm a titulação das suas terras, sem isso, eles não podem ter acesso a programas de beneficiamento de créditos e outras políticas governamentais.

No Estado, 70% dos Municípios precisam de ações de melhoramento da convivência com os efeitos da estiagem. Estima-se que 50 mil famílias deverão ser beneficiadas pelo projeto São José III. De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural da SDA, Graça Duarte, a prioridade do Governo do Estado é atender aos municípios em que a seca está sendo mais severa.

Semiárido

70% dos municípios cearenses precisam de projetos de convivência com o semiárido. Projetos de desenvolvimento sustentável foram discutidos

Mais informações:

Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará
Avenida Bezerra Menezes-1820
Bairro São Geraldo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002



Fontes: DN.

Saúde

HRC faz captação de órgãos para transplante

Hospital Regional do Cariri (HRC) se prepara para realizar os primeiros transplantes de fígado na região
Juazeiro do Norte O Hospital Regional do Cariri (HRC) irá implantar a partir de julho deste ano o sistema de Organização à Procura de Órgãos (OPO). Uma cirurgia para a retirada de órgãos de uma paciente de 41 anos foi registrada no hospital, depois de haver uma preparação logística para a realização do procedimento, que contou com uma operação montada por meio do Governo do Estado e Secretaria de Saúde (Sesa), para o aproveitamento dos órgãos doados, que foram levados imediatamente para Fortaleza. O HRC se prepara para realizar os primeiros transplantes de fígado da região. No Cariri já são realizados transplantes de rins e córnea.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, a perspectiva é que o hospital possa realizar os primeiros transplantes. Alguns médicos locais estão sendo contatados para debater a viabilidade. Eliana Barbosa afirma que o Cariri conta com um grande potencial de notificações, em virtude do alto número de acidentes. A OPO começou a funcionar no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, e com o funcionamento do HRC, houve a decisão de transferir esse serviço. Os funcionários serão contratados por meio de concurso, após a publicação de edital. Essa foi a primeira doação de órgãos para transplante registrada pelo HRC, desde que foi inaugurado, em abril do ano passado.


Referência no Interior do Estado, o Hospital do Cariri vai ampliar sua atuação, com a criação do sistema de Organização à Procura de Órgãos (OPO) a partir do mês de julho. O serviço beneficiará pacientes em toda a região FOTO: CID BARBOSA

O trabalho contou com a articulação do médico Gustavo Martins, que fez parte da diretoria do hospital. Os órgãos doados foram transplantados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Universitário Walter Cantídio. A notificação do potencial da doadora no HRC foi registrada pela Central de Transplantes da Sesa no último dia 1º e dois dias depois foi realizada a cirurgia.

O transporte dos órgãos doados foi realizado depois que a Central de Transplantes acionou a Casa Civil. Em seguida, o voo para o transporte da técnica responsável pela realização do exame e do aparelho de eletroencefalograma portátil foi autorizado. O resultado do exame recebeu o laudo por neurologista do HRC. Segundo a Secretaria de Saúde, o protocolo de morte encefálica foi fechado às 2h20min do dia 3 passado. Após entrevista, a família autorizou, às 3h18min, a doação do coração, pulmão, pâncreas e rins.

Outra equipe de captação de fígado do Hospital Universitário foi acionada até o Cariri. A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada no HRC às 7 horas de domingo. Os rins foram captados pela equipe de transplante renal da Fundação Leandro Bezerra de Menezes, da cidade do Crato. De acordo com a Secretaria, no Hospital Universitário, uma mulher de 49 anos recebeu o fígado e um homem de 43 anos recebeu o rim direito. No HGF, um homem de 48 anos recebeu o rim esquerdo. Coração e pâncreas não foram retirados por falta de receptor compatível e, o pulmão, por incompatibilidade de tamanho. A família não autorizou a doação das córneas.

No Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF) é a principal unidade de captação de órgãos para transplantes, responsável, em 2011, por 70,4% dos órgãos transplantados no Estado no ano passado. No Cariri, o HRC se prepara para se tornar também importante unidade de captação no Estado e para, futuramente, se habilitar como unidade transplantadora.

Central do Estado estaca campanha
Juazeiro do Norte A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, afirma que o Ceará tem realizado uma boa campanha para a doação de órgãos, mas a demanda ainda é alta em relação ao número de doadores. "A doação ainda não supre a demanda", afirma. Mesmo com uma notificação ainda baixa, o Cariri poderá dar uma grande contribuição no sentido de diminuir as filas de doadores no Estado.

Ela disse que junto com a Organização à Procura de Órgãos (OPO) será realizado um trabalho de conscientização, o que poderá possibilitar a redução da negativa familiar. Além disso, ainda existe uma subnotificação de pacientes com morte encefálica. Ela ressalta a parceria de entidades, como a Fundação Edson Queiroz, por meio da campanha Doe de Coração, que atua com a sensibilização das pessoas em relação à importância de salvar vidas com as doações.


Campanha "Doe de Coração", promovida pela Fundação Edson Queiroz, busca conscientizar sobre a importância da doação de órgãos FOTO: THIAGO GASPAR

Cerca de 690 pessoas estão na fila à espera por um transplante, segundo dados da Central de Transplantes do Estado.

A campanha Doe de Coração, realizada desde 2003 pela Fundação Edson Queiroz, tem como lema principal a doação como um gesto de amor e solidariedade. Já são nove anos de trabalho, atingindo milhares de pessoas, com reconhecimento nacional da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) com o prêmio Amigo do Doador, concedido à Fundação Edson Queiroz em 2008.

O movimento consiste em uma campanha de conscientização realizada anualmente, por meio da veiculação de peças publicitárias nos principais meios de comunicação, como TV, jornal, rádio e internet, distribuição de camisas, cartilhas e material promocional de apoio, além da realização de palestras com profissionais especializados. Em 2010, o Ceará superou a média nacional em número de doadores efetivos. Conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), naquele ano, foram realizados 872 transplantes, o que representa um aumento de 13,6% em relação a igual período do ano anterior.

De acordo com a Sesa, o Estado do Ceará vem registrando recordes sucessivos de transplantes ano a ano.

Mais informações:

Hospital Regional do Cariri (HRC)
Rua Catulo da Paixão Cearense,
S/N, Triângulo
Juazeiro do Norte - CE
Telefone: (88) 3566.3600



Fontes: DN.

Polícia

Homem é sequestrado por engano em Juazeiro do Norte


Um homem de 33 anos passou por momentos de pânico e terror na noite da última terça-feira (12) em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense. De acordo com a própria vítima, ele foi sequestrado por engano, confundido com um assaltante da região.
Eram por volta de 19h quando o homem foi abordado por três indivíduos ocupantes de um veículo Celta de cor prata. A vítima foi colocada dentro do veículo e levada a um lugar afastado. O homem afirma que foi agredido várias vezes até ser percebido o erro - a vítima havia sido confundida com outro homem conhecido como "Neguim", que é acusado de praticar assaltos na região.
Os três indivíduos então repuseram a vítima no carro e o levaram de volta, deixando-o em um lugar próximo de onde ele fora sequestrado. O homem afirma ainda que viu quando os três localizaram e, enfim, sequestraram "Neguim", que estava acompanhado de uma mulher que seria a compradora dos frutos dos roubos. Segundo a polícia, os dois estão desaparecidos até o momento.
A polícia realiza rondas ostensivas na região na tentativa de localizar o veículo e o casal desaparecido.

Fontes: DN.