Parceiros:

Parceiros:
Rai Web Design

Saúde


Dados confirmam 2012 como 3ª maior epidemia

Um novo surto pode acontecer em 2013, com alerta para Caucaia, Maracanaú e toda a região metropolitana
O Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado semanalmente pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), confirmou, ontem (24), o ano de 2012 como a terceira maior epidemia da história da doença no Ceará em número de ocorrências, com 46.489 casos. A maior epidemia foi a de 2011, com 56.714 registros. Já a segunda foi a de 1994, com 47.789 casos. Neste ano teve também a terceira maior incidência por 100 mil habitantes, com 550,01. Os outros anos registraram 670,98 e 732,31 por 100 mil habitantes, 2011 e 1994, respectivamente.


Neste ano, as ocorrências graves e a introdução do sorotipo DEN-4 da doença marcaram a epidemia. A incidência maior aconteceu em maio, diferentemente dos anos anteriores, que registraram mais casos em março e abril Foto: NAtinho Rodrigues

Um nova epidemia pode acontecer no Estado em 2013. A preocupação da Sesa é toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com alerta especial para Maracanaú e Caucaia, resultado de uma expansão da doença, já que a Capital foi a mais atingida neste ano, com 40 mil casos, concentrando 60% do Estado. E, mais uma vez, o risco da introdução do sorotipo DEN 4 é grande.

O perigo também é para a maior quantidade de ocorrências graves porque, de acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, quando entra um novo sorotipo, aumentam as chances de serem registrados casos mais preocupantes. Para ele, esse é o desafio do Estado e do Município para 2013.

A epidemia de 2012 foi caracterizada por uma grande quantidade de ocorrências graves, mais do que os clássicos, além de ter sido marcada pela introdução do sorotipo DEN-4 da doença, o que fez com que o público-alvo da dengue neste ano tenha sido as crianças que não eram nascidas quando este tipo se manifestou no Ceará. Outro ponto curioso da epidemia deste ano é que a incidência maior aconteceu em maio, diferentemente dos outros anos, que registraram mais casos nos meses de março e abril. Isso é decorrente do atraso das chuvas em 2012.

Contenção

Manoel Fonsêca informa que Estado e Município já estão planejando ações de contenção de uma nova epidemia. O Ministério da Saúde fará, nos dias 30 e 31 de agosto, um seminário para avaliar a dengue em 2011 e 2012 e iniciar a preparação para 2013. "Vamos discutir controle do vetor, assistência ao paciente, mobilização social e vigilância epidemiológica", comenta.

O Ministério da Saúde já vem se antecipando ao destinar 20% a mais de recursos para os municípios que tiveram maior incidência de dengue. "O Estado já abriu licitação para 100 bombas costais para eliminação dos focos e de dez carros de fumacê". Fonsêca diz que é preciso fortalecer a assistência aos doentes.

Capital
Em Fortaleza, o último levantamento de infestação predial (de 09 a 13/07) disse que a incidência por 100 mil habitantes foi de 1,25, sendo a Regional II a mais complicada. A Capital registrou 18 mil casos por mês neste ano.

O gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Antônio Lima, esclarece que a rede de saúde pública respondeu de maneira satisfatória e, portanto, as estratégias serão repetidas. Ele diz que o Município está em fase de atualização do Plano de Contingência para o próximo ano, que deve ficar pronto em outubro.



Fontes: DN.


´Cãominhada´ alerta sobre a leishmaniose

Moradores de Sobral levam seus cães de estimação para participar de caminhada neste sábado
Sobral A Primeira Cãominhada desta cidade será realizada hoje. O evento será realizado pelo Grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS) em parceria com o pet shop Bichinho de Estimação, e tem como tema "Calazar: Será que seu bichinho é o vilão?". As inscrições custam R$ 20,00 e serão revertidas para o grupo. O dinheiro será aplicado na ajuda direta de animais e eventos futuros.

A cidade de Sobral terá a primeira manifestação contra o calazar. Serão distribuídas sacolinhas higiênicas entre os donos. A programação contra a doença começou no dia 9 e finaliza neste sábado FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES


De acordo com a presidente do GPAS, Laysla Frota, a Cãominhada será uma caminhada de alguns quarteirões onde os membros do grupo estarão acompanhando os tutores e animais com conversas informativas sobre a doença. Ela diz que a ocasião faz parte da programação que vem ocorrendo desde o dia 9 de agosto, com um ciclo de palestras. "Dez de agosto foi o Dia Nacional contra a Leishmaniose. Nossa programação iniciou com palestras no Instituto de Teologia Aplicada (Inta), no dia 9, e finalizará sábado, com a ´Cãominhada´", explica.

MateriaisA concentração será às 16 horas em frente ao Bichinhos de Estimação, onde serão distribuídas sacolinhas higiênicas entre os donos, e terminará no Arco do Triunfo. Durante todo o percurso, haverá um carro entregando refrigerante e água, além de uma barraca no ponto de chegada. Para os participantes que possuem animais de grande porte, a presidente aconselha que seja usada focinheira.

"Esse é outro aspecto que o grupo busca melhorar, pois a cidade ainda apresenta uma resistência muito grande quando se trata desse assunto", disse.

Laysla diz que a ideia da criação do encontro nasceu da necessidade de uma manifestação aberta, e o aniversário de dez anos do Bichinhos de Estimação. "As palestras foram fechadas para os estudantes e profissionais da área de saúde, diferentemente da Cãominhada, que está aberta ao público em geral. Na ocasião, tivemos duas palestrantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tratamos de assuntos como vetores da doença, vias alternativas de transmissão e o papel do Centro de Controle de Zoonoses de Sobral", informa.

União
O proprietário do pet shop, Ildefonso Cavalcante, afirma que o desejo desse tipo de manifestação vinha de antes. "Há três anos eu já tinha intenção de realizar essa caminhada, mas nunca levei adiante. Como este ano o pet está comemorando dez anos e o GPAS manifestou o mesmo desejo, resolvemos juntar forças e levar adiante".

De acordo com ele, o mercado de pet shop na região vem ganhando espaço e é necessário trabalhar alguns aspectos. "Vamos aproveitar bem para instruir sobre alguns assuntos educacionais, como o recolhimento de dejetos que os animais deixam em vias públicas", disse.

Ildefonso explica também que o tutor hoje está mais exigente e isso não pode se refletir apenas no sentido comercial. "Aqui no pet, buscamos trazer novidades no sentido de beleza, de acessórios, para atender clientes que olham sites do sul do País e querem igual ou similar. Mas o tutor deve também procurar se atualizar quanto às questões comportamentais, questões de saúde. Pois o pet é um ser vivo que precisa de cuidado e atenção, não um objeto", finaliza. De acordo com a organização do evento, são esperadas mais de 200 pessoas para a "Cãominhada".

As inscrições podem ser feitas até momentos antes do início da caminhada. Na ocasião, o participante ganha uma camiseta para si e uma bandana para seu pet, além de concorrer a uma coleira Excalibur, que repele o mosquito que pode transmitir o vírus para o cachorro e para o homem.

Mais Informações
Pet Shop Bichinhos de Estimação
Rua Cel. Frederico Gomes, 43 Centro, Sobral/CE
Telefone: (88) 3611.1167 


Fontes: DN.




Crato Serviço de saúde auxilia fumante a largar o vício

Programa oferece profissionais e medicação para combater a dependência química
Crato Os fumantes cratenses que pretenderem largar o vício poderão, a partir de hoje, cadastrarem-se para o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT), oferecido através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde.
Ações de combate ao tabagismo estão sendo ampliadas no Município do Crato FOTO: YAÇANÃ NEPOMUCENA
Na cidade, a referência neste tipo de atendimento é o Posto de Saúde Teodorico Teles, onde há mais de um ano são realizadas semanalmente ações em prol do fortalecimento pessoal dos que querem parar de fumar. Devido aos altos índices da doença, as ações do programa estão sendo estendidas. Agora, o Bairro Romualdo e o Distrito de Ponta da Serra também contam com profissionais que oferecem o tratamento necessário.
Desde que foi implantado até agora, o PNCT já atendeu a três turmas de fumantes. Um novo grupo está sendo formado, há vagas para 15 pessoas. Até o fim deste ano, a expectativa é de que 70% dos pacientes consigam abandonar totalmente o vício. Como resultado das atividades do programa, a unidade de saúde apresenta dados de que 90% dos usuários que receberam o tratamento pararam de fumar definitivamente.
Apenas um apresentou recaídas, voltou a fumar e a buscar apoio. Entre as iniciativas para o combate ao tabagismo estão a promoção da saúde e tratamento para os fumantes. De acordo com a médica Penha Uchoa, as principais barreiras ocorrem durante as crises de abstinência do fumo, associadas às atividades cotidianas. “Os pacientes fazem muitos elos, e entre o cigarro e suas funções diárias. Eles chegam a questionar como vão poder viver sem o cigarro”, afirma a especialista.
No Ceará, o PNCT foi implantado ainda no ano de 2002. De acordo com os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes permanece em queda no Brasil. De 2006 a 2011, o percentual de usuários de cigarro passou de 16,2% para 14,8%.
A incidência de homens fumantes no período diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano. Em Fortaleza, o percentual da população de adultos fumantes é de 10%, segundo a pesquisa. Para a Secretaria de Saúde, o número representa a amostragem geral do Estado.
O Vigitel 2011 apontou, ainda, que 11,8% dos brasileiros não fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa. Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 2,6 mil não fumantes morrem no Brasil por ano devido a doenças provocadas pelo tabagismo passivo. O PNCT oferece acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, em que os fumantes são analisados por médicos, psicólogos e terapeutas.
Após as avaliações necessárias, eles passam a receber a medicação apropriada para o caso. A remédios repassados auxiliam no alivio da síndrome da abstinência e tornam o parar de fumar mais confortável.
Disponibilidade

Toda a medicação é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) e formam a terapia de reposição da Nicotina na apresentação de 21,14 e sete mililitros, goma de mascar e pastilhas de dois e quatro mililitros, além do ante depressivo Bupropiona. Por meios dos atendimentos psicológicos individualizados, os pacientes recebem orientações de como desassociar o cigarro das atividades cotidianas, ao mesmo tempo em que trabalham a recuperação da autoestima.

Já as sessões terapêuticas proporcionam momentos voltados para a aprendizagem dos modos corretos de respiração e o relaxamento profundo do corpo. Os fumantes que participam do programa são orientados a praticar hábitos alimentares saudáveis e a realizarem exercícios físicos com frequência. O tratamento tem duração de seis meses. Após o período, o paciente passa a receber ligações telefônicas de apoio para fortalecer a decisão.
Mais informações:
Secretaria de Saúde do Ceará
Endereço: Av. Almirante Barroso-600
Praia de Iracema- Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4062
Fonte:DN

Facebook passa a perguntar sobre doação de órgãos


O ministro da Saúde acredita que vai criar um burburinho sobre isso e vai dialogar com o público jovem
São Paulo Além de perguntar sobre filmes preferidos e locais de trabalho, desde ontem, o Facebook disponibiliza no Brasil o campo "doador de órgãos", para que o internauta possa deixar visível essa opção.

O ministro Alexandre Padilha, o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, e o coordenador do Comitê para Desenvolvimento de novos Centros de Transplantes, Silvano Raia, lançam a nova funcionalidade FOTO: AG. BRASIL
"Acreditamos que essa iniciativa vai aumentar ainda mais o número de doadores, vai facilitar para que qualquer indivíduo deixe clara sua opção, registre em vida (...) Acreditamos que vamos criar um burburinho sobre isso, vamos dialogar com um público jovem", afirmou ontem o ministro Alexandre Padilha (Saúde), que anunciou a nova funcionalidade ao lado do representante do Facebook, rede que agrega mais de 37 milhões de usuários no País.

Com a ferramenta, o ministério pretende ampliar a cultura da doação de órgãos no País. Funcionalidade semelhante foilançada nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha em maio deste ano. Nos Estados Unidos, segundo Padilha, a manifestação dos americanos em serem doadores aumentou 40% após a nova ferramenta do Facebook. O ministro já manifestou, em sua página pessoal, a vontade de ser doador ele mesmo.

No Brasil, cabe à família a palavra final sobre a doação. A ideia da funcionalidade é facilitar a manifestação da pessoa e, assim, incentivar a família na hora da decisão. "Acreditamos que essa parceria vai poder dar a possibilidade de as pessoas, de maneira muito simples, declararem sua intenção. No momento em que for necessário, a família e os amigos saberão da intenção da pessoa", afirmou Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina.

José Osmar Pestana, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, disse que a ferramenta pode, sim, ajudar a alavancar as doações. "O que decide se a família diz "sim" ou "não" é o fato de a pessoa ter dito em vida se queria ser doador. Toda vez que a família nega é porque o indivíduo não falou em vida". O ministro afirmou que a ferramenta não vai causar insegurança ou quebrar a ordem da fila de transplantes.

"Não estamos mudando nenhuma lei, não vai permitir criar qualquer mercado de órgãos no País, por ser um sistema nacional, público e gratuito", disse Padilha. Para declarar a intenção da doação, a pessoa deve fazer o "log in" no Facebook e clicar para atualizar seu "status", explica Hohagen. Em seguida deve clicar em "evento cotidiano", "saúde e bem estar" e, então, optar.

Hohagen explicou que a ferramenta permite aos usuários declararem a intenção de serem doadores de órgãos em apenas alguns minutos e compartilhar a informação com os amigos e membros da família que também têm perfil na rede social.

"Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Esta estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara", concluiu.

Aumento de transplantes

O ministério também divulgou ontem, dados sobre transplantes realizados nos primeiros quatro meses do ano. Eles indicam, de forma geral e na comparação a igual período do ano passado, aumento de 29% no número de doadores e de 37% no número de transplantes, com destaque para aumento no número de transplantes nas regiões Norte e Centro-Oeste e de transplantes de coração - um dos desafios do País.

Este ano, o país atingiu a marca de 13,6 doadores por milhão da população. Em 2003, o índice estava em 5. Segundo o ministério, com esse novo índice o País superou a meta estabelecida para o fim de 2013.

De acordo com Padilha, o SUS tem capacidade para absorver os novos potenciais doadores. "Temos uma carência de doadores. Com a estrutura que temos, temos estrutura para absorver um número cada vez maior de doadores no País: 13,6 é a média nacional, temos Estados que atingiram 20".

Diálogo

Padilha destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população. Ele lembrou que, hoje, quase 180 milhões de brasileiros têm acesso a internet e quase 40 milhões usam Facebook. "Esta parceria facilita que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador", disse. "Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador", completou.

SAIBA MAIS
Como declarar que é doador de órgãos no Facebook?Siga os passos:

Faça login na sua conta do Facebook e navegue para sua Linha do Tempo.

Clique em Evento cotidiano na parte superior da sua linha do tempo

1. Selecione Saúde ...e bem-estar

2. Selecione Doador de órgãos

3. Selecione seu público e clique em Salvar

Na rede social, você também pode contar a sua história e compartilhá-la com seus amigos.

Se preferir, pode compartilhar a novidade usando #doeorgaos

Fonte: Facebook
Fonte: DN.


Crato será sede da Rede Cegonha

Crato. Este Município será uma das sedes regionais das ações do programa Rede Cegonha, desenvolvido pelo Governo Federal para sistematizar e institucionalizar um modelo de atenção básica de abrangência às mulheres que irão dar a luz. Ao todo, serão coordenadas pela regional outras 12 cidades, que fazem parte da circunscrição.

 O projeto vai atender mulheres de cidades do Cariri, como Crato, Assaré, Antonina do Norte, Araripe, Altaneira, Campos Sales, Farias Brito etc FOTO: YAÇANA NEPONUCENA
Até o mês de outubro, o programa deverá estar funcionando parcialmente. Entre as ações, serão contratados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e neonatal, dez de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), leitos cangurus, onde a criança permanece em contato direto com a mãe durante o tratamento e de retaguarda, para gestantes de alto risco. Além da ampliação da disponibilidade de exames para as gestantes e bebês.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a mortalidade infantil no Município é de 20 para cada mil crianças nascidas vivas. Em 2011, aconteceram dois óbitos maternos. Os números são considerados altos. No Ceará, o indicador de recém- nascidos é de 13 mortes. Atualmente, o Crato conta com uma rede de assistência à saúde da mulher que dispõe de serviços preventivos de pré-natal de alto risco e exames para gestantes e bebês. Na cidade, existem cinco leitos de UCI. Até agora, a Secretaria de Saúde já tem assegurado, por portaria ministerial, R$ 844 mil para a ampliação dos exames específicos do período reprodutivo da mulher. Mas, ainda serão disponibilizados recursos para a contratação e implantação dos demais serviços. Em todo o Ceará, o programa vai beneficiar 23 Municípios. Inicialmente, o Estado recebeu R$50 milhões, para investir nas atividades estratégicas de fortalecimento e na funcionalidade do programa.

Para oferecer humanização da atenção, assistência à saúde da mulher e do bebê e internamento sem a ocupação de leitos hospitalares, o Rede Cegonha também vai permitir o apoio de assistência familiar. A previsão é que, com os investimentos, seja construída a Casa da Gestante, espaço de auxílio a gestantes e recém-nascidos de alto risco. No local, haverá, permanentemente, equipe de profissionais para realizar os atendimentos. Segundo a secretária de Saúde do Crato, Sayonara de Oliveira, o Rede Cegonha vem atender a uma necessidade antiga das mulheres do Cariri. "Iremos conseguir melhorar os indicadores da assistência ao parto e aos bebês", revela.


Fontes: DN.


Juazeiro sedia Congresso de Medicina


Juazeiro do Norte O Cariri irá sediar em setembro o I Congresso Norte-Nordeste de Medicina na Interface com a Saúde Pública. O evento, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, foi anunciado durante o lançamento dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, neste Município, na última quarta-feira. A implantação dos cursos, que serão iniciados em agosto deste ano, aconteceu no Verdes Vales Hotel. A ação é uma parceria do Centro de Educação Lindaura Pinheiro (Celp) e a Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.

Participaram do lançamento profissionais de saúde do Cariri e cidades da Paraíba, como Campina Grande e Cajazeiras, áreas mais próximas da região do Cariri onde estão implantados cursos na área da saúde, como Faculdades de Medicina. No Cariri, estão implantados dois cursos de Medicina, um particular e outro privado.

O investimento na saúde pública vem se consolidando na Região do Cariri não apenas com a criação de mais cursos na área de pós -graduação, como o atendimento às urgências e emergências mantido pelo Hospital Regional FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

De acordo com a coordenadora do Celp, Lindaura Pinheiro, a proposta de implantação dos cursos vem possibilitar que profissionais da saúde possam ter acesso ao mestrado e doutorado na própria região, sem ter que deslocar para centros maiores. Além disso, colocar em prática a afetividade no campo educacional, com mais humanização no desempenho profissional, a exemplo da área médica.

Essas ofertas, de acordo com a coordenadora, foram avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4 e, segundo a Faculdade de Medicina do ABC, passarão por nova avaliação para obtenção da nota cinco. As inscrições dos candidatos começam em 15 dias. O processo de avaliação, a depender do número de inscritos, será curricular, mas os coordenadores garantem rigor no processo de escolha dos alunos.

Serão destinadas 25 vagas para o mestrado e mais cinco para o doutorado. Os alunos poderão participar das aulas presenciais em Juazeiro do Norte. Segundo Lindaura Pinheiro, a exigência dos coordenadores, em São Paulo, é de que as aulas sejam ministradas em um hospital. A possibilidade inicial era de que fossem no Hospital Regional do Cariri (HRC), mas ainda está sendo negociada a proposta.

Segundo o professor da Faculdade de Medicina do ABC, Luiz Carlos de Abreu, da coordenação da Pós-Graduação da Faculdade, em São Paulo, a proposta é fazer no Cariri um campus avançado da instituição. Ele enfatiza o rigor das avaliações e diz que os alunos do centro, atualmente, têm acesso a 13 hospitais, para desenvolver os seus trabalhos.

A coordenadora do mestrado, a geneticista Denise Maria Christofolini, destacou o histórico das novas ofertas desde a sua criação, dentro da necessidade de implantação para os alunos da própria faculdade, que concluíam a graduação na área da saúde. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina do ABC, começou em 1999, iniciando com o mestrado, com conceito três pela Capes. Segundo ela, o conceito quatro veio logo depois, com nova avaliação.

A médica destaca que as avaliações para o ingresso dos novos alunos da região, serão feitas de acordo com o número de inscritos. Se for o caso, será realizada um teste de proficiência em língua inglesa, pela Cultura Inglesa, para avaliação dos alunos.

Mais informações:

Centro Empresarial Lagoa Seca
Av. Ailton Gomes, 4.131
Lagoa Seca, sala 1/2
Juazeiro do Norte- Cariri
Telefone: (88) 3085.3250 

Nenhum comentário:

Postar um comentário